quinta-feira, 27 de agosto de 2009

UEPA:Ocupação estudantil em Paragominas

Zaraia Guará*

A ocupação da UEPA/Paragominas começou 5 da manhã do dia 24/08. Foi bastante mobilizada com duas assembléias, boletim, cartazes e passagem em sala. Mais de 100 estudantes se fizeram presentes para garantir a ocupação e o fechamento dos portões. Durante a manhã houve um debate sobre educação e crise economica.
Cheguei em Paragominas as 17:00 do mesmo dia, na hora que estava saindo o ato pelas as ruas da cidade com150 estudantes.
A iniciativa da mobilização foi uma grande vitória, assim como a ocupação encaminhada pelo combativo Diretório Acadêmico-DA. A mobilização, além de Repudiar as ações do governo Ana julia, denunciou os cortes de verbas do governo Lula. Outro dado positivo do movimento foi contextualizar a crise da educação com a crise do senado, agitando o Fora Sarnei. Por várias vezes agitamos o ato com a já tradicional palavra de ordem "quem não pula é do Sarney".
O protesto foi até uma praça central de paragominas e teve a duração de duas horas e trinta minutos.
Um papel lamentavel cabe a UJS-PC do B, que tentou de todas as formas impedir a ocupação e foi rechaçada pelos estudantes. A base entendeu que os dirigentes majoritários da UNE são traidores e governistas. Não é pra menos que no CONUNE cantavamos que UJS é União da Juventude do Sarney!!!
Felizmente os dirigentes do DA contornaram esse obstáculo e impulsionam uma linha combativa e unitária. Isso o torna bastante fortalecido e com bastante credibilidade na base. Foi conquistada uma audiência com a representante da reitoria, para negociar. Negociação que pode ser positiva depois da vitória de redenção.
A base segue mobilizada!

* Coordenador Geral do DCE UFPA

Nenhum comentário: