quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nota de apoio do vamos à Luta Pará

SOLIDARIEDADE AOS ESTUDANTES DOS CAMPI DA UEPA!
A OCUPAÇÃO É O CAMINHO DA VITÓRIA!!!

No início do primeiro semestre a governadora do Estado do Pará Ana Júlia Carepa (PT), editou um decreto, que se configurou como mais uma forma de fazer que os estudantes paguem pela crise. Ao cortar 30% do orçamento de todas as secretárias do Estado, inclusive a UEPA, e provocando demissões em todos os campi com bibliotecas fechando por falta de equipe de apoio. Esse corte de recursos deixou a UEPA mais sucateada, com laboratórios sem equipamentos, salas de aulas sem estrutura adequada e sem professores, acervos de livros insuficientes, entre outros problemas. Ao voltarem das férias os estudantes descobriram que a Reitoria havia cortado mais de 400 vagas no vestibular desse ano e que irá cortar mais de mil no próximo vestibular.Esse último ataque foi determinante para a organização dos estudantes que através de assembléias gerais representativas nos campi do interior, como por exemplo, as assembléias realizadas em Redenção, Paragominas, Moju e Conceição do Araguaia, sendo que esta ultima ocorrida no dia 19/08 (quarta-feira), contou com a partição de 250 alunos em um universo de 700 estudantes matriculados. Nestas assembléias os estudantes decidiram por radicalizar e ocupar os campi de Conceição do Araguaia, Redenção e Paragominas, como forma de pressionar a reitoria a atender as suas demandas. Em outros campi como o de Moju os estudantes estão realizando abaixo assinados para pressionar uma audiência, junto a Reitora.

Nós do Coletivo Vamos à luta, que desde o início estivemos juntos com os estudantes apoiando essa luta, queremos nos solidarizar aos alunos que estão protagonizando essa ocupação e aos demais estudantes que estão em luta na UEPA.

Assinam: Júlia Bastos Borges - Cooredenadora Geral do DCE-UNAMA e CARI (CA de Rel. Internacionais)Zaraia Guará Ferreira - Coordenador Geral do DCE da UFPA e CASS (CA de Serviço Social)Pedro Henrique – Secretário Geral do DCE da UFPA Camila Monteiro – Diretora de Movimentos sociais do DCE da UFPATailson Furtado – Diretor de Cultura do cultura do DCE UFPA e CAGE (CA de Geografia)Emerson SEABRA – Diretor de imprensa do DCE – UFPA e CAGE (CA de Geografia)Ricardo Wanzeller – Diretor de Assistência estudantil e CATUR (CA de turismo) Elho Araújo – Diretor de InteriorizaçãoLuiz Henrique – Conselheiro discente da UFPATalison Silva – Conselheiro discente da UFPASilvio Corrêa – CAGE (CA de Geografia)Maurício Santos – Coordenação do Mov. Vamos à luta! UFPAGilson Pantoja - Coordenação do Mov. Vamos à luta! UFPAFernanda Bandeira - Coordenação do Mov. Vamos à luta! UFPATainá Serrão - Executiva Nacional dos estudantes de economia e CAECON (CA de Economia)Amanda Melo – CACS (CA de Ciência Sociais)Adriano do Egito - CACS Marabá (CA ciência sociais)Pablo Gouveia – CAESA (CA de Engenharia Sanitária e Ambiental)Jesuline Mendes - CATUR (CA de turismo)

Nenhum comentário: