segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Todo apoio aos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do sul


Paralisação do Campus de Aquidauana

Os acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do sul - Campus de Aquidauana,estão extremamente prejudicados pela não renovação de contratos de onze (11) professores substitutos, considerados pelo TCU contratos ilegais, fato que vem ocorrendo a anos dentro da instituição. Desde o dia 23 de julho os estudantes estão paralisados , promovendo diversas manifestações de repúdio, como a passeata do dia 24/07, reuniões e assembléias.
Destacamos a falta de professores efetivos (dedicação exclusiva) em todos os cursos do Campus de Aquidauana, e na UFMS como um todo, caso este de calamidade pública. Ressaltamos o curso de Turismo do CPAQ que possuí apenas um professor efetivo e foi afastado temporariamente. Foi discutido em Assembléia Geral dos Estudantes no dia 29/07, a impossibilidade do remanejamento ou redistribuição de docentes no quadro geral dos cursos além da defesa do Voto Paritário nas eleições da UFMS.
Diante dos fatos expostos, os universitários por se sentirem cerceados dos seus direitos, principalmente pela probabilidade do programa educacional e carga horária não serem concluídos no corrente ano, os alunos decidiram em Assembléia Geral dar continuidade a paralisação e prosseguir com os protestos, até que tenhamos uma proposta aceitável da Reitoria.
Sendo assim, reivindicaremos nosso direito ao ensino, pedindo medidas judiciais no sentido de assegurar as aulas de todas as disciplinas, e sem a possibilidade de perca do ano letivo de todas as séries. Esperamos que este momento venha fomentar ainda mais a organização do movimento estudantil de todos os oito campus desta dita Universidade Pública.

Nenhum comentário: