quinta-feira, 31 de julho de 2008

TESE PARA O CONGRESSO DA CONLUTAS


Fundar uma nova Central Sindical, classista, autônoma, democrática e de luta

Conjuntura Internacional
Estados Unidos: O império é derrotado no Iraque e inicia-se ciclo de crise econômica


A contra ofensiva imperialista pós 11 de setembro de 2001 está sendo derrotada militarmente no Iraque. Estamos frente à segunda derrota militar dos EUA na sua história. Eles ainda ocupam o Iraque, mas o heróico combate dos iraquianos determinou que os EUA começassem a discutir as formas de retirada e não mais a invasão. Setores do governo Bush pretenderam um ataque militar ao Irã, mas cada vez há menos chance de intervenção e triunfo. O que está demonstrando Iraque e a resistência de massas é a existência de uma crise de dominação política, econômica e militar do imperialismo no Iraque e na região de Oriente Médio e Ásia Central. A estabilidade e o controle que se propunha alcançar nessa região estratégica e rica em petróleo, não foram conseguidos, e hoje existe mais instabilidade, crise, descontrole enquanto nos EUA se discute a retirada militar. Por outro lado, a política de Bush fez crescer o ódio ao imperialismo nos cinco continentes, e hoje ele está no fim de seu mandato com o nível mais baixo de popularidade e aceitação junto à população norte-americana. Cerca de 70% dos norte-americanos opõem-se à guerra. Junto a isso, aumentam os problemas sociais com as mobilizações posteriores ao furacão Katrina, a greve na GM (depois de 30 anos) ou a mobilização dos imigrantes e dos latinos, como foi a do Primeiro de Maio de 2007.

Por outro lado, o estouro da bolha imobiliária nos Estados Unidos mostra que terminou o ciclo de crescimento e se inicia um ciclo de crise capaz de provocar novas crises agudas na economia mundial. Já começa a afetar vários países, entre eles o Brasil. Ainda não se sabe a profundidade nem a duração, mas está claro que a injeção de dólares na economia americana e européia não fechou a crise. A economia dos principais países imperialistas começa a se retrair. Estaria iniciando-se um processo de recessão.
Esta crise política e econômica se evidencia na novela sem fim que foram as prévias dos democratas e republicanos. A crise no partido republicano após o fracasso da guerra e a crise interna já era esperada. Mas há também uma crise de representação nos democratas marcada por discursos "esquerdistas" e a existência de um candidato como Obama, negro e fazendo discurso contra a guerra. Claro que não se trata de uma candidatura de esquerda e sim de uma tática para ganhar votos dos negros e dos latinos, para canalizar a crise para o sistema bipartidarista.
A destruição ambiental, que antes só era discutida por especialistas, adquire tais dimensões que seus efeitos são percebidos por grande parte da população mundial. O capitalismo está destruindo o planeta, chegando ao ponto de esgotamento de recursos e crescentes catástrofes. O protocolo de Kyoto que limita as emissões de gases industriais é insuficiente. Mas nem sequer este foi assinado pelos Estados Unidos que é o maior contaminador. O capitalismo dominado por multinacionais é incapaz de impedir a degradação ambiental. Só uma economia socialista em nível mundial pode impedir a destruição do planeta.

Nenhum comentário: