quinta-feira, 11 de setembro de 2008

DCE-UNAMA E A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!


A luta contra a privatização e o projeto de transformar em mercadoria o direito à educação, tem provocado verdadeiras rebeliões na juventude Brasileira. Foi assim com a onda de ocupações de reitoria que estouraram com os estudantes da USP, também com muita força nas instituições particulares como na Fundação Santo André, PUC-SP e Unama e recentemente a vitoriosa luta dos estudantes da UNB que no meio de tanta CPI que acaba em pizza conseguiram derrubar uma quadrilha de corruptos.

Fruto da crise institucional e dos problemas que vive a Unama, a luta por eleições diretas e paritárias para reitor tem ganhado cada vez mais força e também não cessará enquanto não aumentar os míseros 5%, em média, do orçamento que a reitoria destina para pesquisa, extensão, biblioteca e capacitação docente.

Os 12 anos de aumento de mensalidade acima do índice de inflação têm provocado um levante entre os estudantes que não querem ver seus sonhos de um curso superior serem distanciados pelos percentuais de reajustes abusivos.

Toda essa luta, que apenas começou, foi fundamental para que tivéssemos muitas conquistas como extinção de taxas, compra de equipamentos, construção de laboratórios e recentemente garantia de não fechamento de cursos e aumento do número de bolsas de iniciação científica, extensão e monitoria.

Seguiremos em mobilização contra os que querem fazer da educação um negócio e contra um setor minoritário da sociedade que tem saudade dos “anos de chumbo” quando todas as legítimas manifestações estudantis, sindicais e populares eram massacradas e criminalizadas. O exemplo que está dando o DCE e os estudantes da Unama precisa ser ainda maior e esse ano deveremos formar um comitê de luta, em todas as instituições particulares, contra o aumento de mensalidades, e cobrança de taxas, por assistência estudantil e educação de qualidade.


Diretório Central dos Estudantes (DCE-UNAMA) gestão Lutar Pra Mudar

Nenhum comentário: