quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vídeo-Debate na UFPA

Em 2001 o mundo assistiu, em tempo real, a queda das torres símbolos do poder americano. O século XXI possui um marco naquele em 11 de setembro.
O chefes da casa branca lançaram um contra-ataque. Invadiram o Afeganistão, o Iraque, atacam sistematicamente aos palestinos. O discurso da "guerra ao terrorismo" e "eixo do mal" se revelaram uma farça global.
A resistência a essa expansão imperial obteve êxitos. Atualmente as tropas yakees saíram de Bagdá, 70% do território do Afeganistão está sob controle da resistência. O povo palestino, apesar dos constantes ataques, segue em luta.

QUEREMOS MUDANÇA NA UFPA

As aulas estão de volta e a universidade está com novo comando. O reitor Carlos Maneschy assumiu o posto em junho. Os anos de REItoria de Alex Fiúza terminaram e com isso o sentimento vivido na UFPA é de vitória, após oito anos de ausência de democracia e implementação de ataques a universidade.
Alex tentou dar um golpe na vontade da comunidade. Pretendia se manter no cargo através de uma intervenção do MEC.
O DCE se manteve firme em defesa do resultado da consulta eleitoral e foi coerente com a bandeira histórica de "Reitor eleito, reitor empossado". Isso, mesmo discordando do projeto político e educacional do atual reitor, já que apoiamos a candidatura de Ana Tancredi nas eleições.

Infelizmente, a mudança não chegou no Rio Guamá
Apesar das disputas que existiram, a nova reitoria também defende o projeto do governo Lula.
Em julho o Ministro da Educação visitou o campus da UFPA. Ao reunir com a reitoria deixar claro que a linha de Maneschy é seguir implementando o projeto iniciado por Fiúza.
Desde a campanha, inúmeros integrantes do grupo de Fiúza passaram para a chapa de Maneschy.
A reforma educacional do governo Lula significa o desmonte das universidades públicas e favorecimento das instituições particulares.
O novo reitor escolheu o caminho do governo Lula e do MEC, o que impossibilitará avanços concretos. A comunidade universitária, que apostou na derrota de Alex através de Maneschy, logo verá frustrada sua expectativa de mudança.

Vamos à Luta
Nosso caminho é seguir em luta. A mudança real surge através de nossa mobilização.
Nossas entidades DCE e CA’s devem ser totalmente independentes da nova reitoria e completamente opositoras da política educacional do governo Lula.

Exigimos do novo reitor
UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA
Queremos debater e solucionar os problemas da UFPA
Necessitamos de resolução para nossos problemas: a falta de professores, iluminação, segurança e estrutura; filas gigantescas no RU. Os campis também padecem pelo abandono.
Exigimos uma audiência pública para discutirmos esses problemas.
As propostas da comunidade devem ser aplicadas por meio de um plano de emergência da instituição.

Debate UFPA

A crise no senado:
José Sarney e a república dos ricos.


dia: 16 de setembro
hora: 15 horas
local: Auditório setorial Básico