quinta-feira, 11 de setembro de 2008

DCE-UNAMA E A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!


A luta contra a privatização e o projeto de transformar em mercadoria o direito à educação, tem provocado verdadeiras rebeliões na juventude Brasileira. Foi assim com a onda de ocupações de reitoria que estouraram com os estudantes da USP, também com muita força nas instituições particulares como na Fundação Santo André, PUC-SP e Unama e recentemente a vitoriosa luta dos estudantes da UNB que no meio de tanta CPI que acaba em pizza conseguiram derrubar uma quadrilha de corruptos.

Fruto da crise institucional e dos problemas que vive a Unama, a luta por eleições diretas e paritárias para reitor tem ganhado cada vez mais força e também não cessará enquanto não aumentar os míseros 5%, em média, do orçamento que a reitoria destina para pesquisa, extensão, biblioteca e capacitação docente.

Os 12 anos de aumento de mensalidade acima do índice de inflação têm provocado um levante entre os estudantes que não querem ver seus sonhos de um curso superior serem distanciados pelos percentuais de reajustes abusivos.

Toda essa luta, que apenas começou, foi fundamental para que tivéssemos muitas conquistas como extinção de taxas, compra de equipamentos, construção de laboratórios e recentemente garantia de não fechamento de cursos e aumento do número de bolsas de iniciação científica, extensão e monitoria.

Seguiremos em mobilização contra os que querem fazer da educação um negócio e contra um setor minoritário da sociedade que tem saudade dos “anos de chumbo” quando todas as legítimas manifestações estudantis, sindicais e populares eram massacradas e criminalizadas. O exemplo que está dando o DCE e os estudantes da Unama precisa ser ainda maior e esse ano deveremos formar um comitê de luta, em todas as instituições particulares, contra o aumento de mensalidades, e cobrança de taxas, por assistência estudantil e educação de qualidade.


Diretório Central dos Estudantes (DCE-UNAMA) gestão Lutar Pra Mudar

quarta-feira, 10 de setembro de 2008


O processo da UnB se expandiu e chegou até a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Toda a administração superior pediu demissão.O Reitor já tinha renunciado por denuncias de irregularidade no uso dos cartões corporativos (novamente esses cartões).

Esse caso deixa dois exemplos:

1- Um a ser combatido: o governo Lula junto com os seus aliados constantemente desviar dinheiro público, mantendo uma rede de privilégios e barganhas com os partido da base, lobistas e empresários, falseando uma polarização com o PSDB/DEM.
No caso das universidades as fundações são as grandes parceiras e o CONSUNI a base aliada.

2- Um outro a ser seguido: o processo de mobilização única forma de se obter conquistas.

Abaixo nota do DCE-UnB em solidariedade aos estudantes da UNIFESP e nota do coletivo vamos à luta.

Abraços

Adriano Dias
DCE-UnB-Gestão Nada Será Como Antes
Executiva Nacional dos Estudantes de letras
Comitê da campanha Jorge Antunes e Baiana-CHAPA -A UnB que Nós Queremos- http://www.aunbquenosqueremos.blogspot.com/


O DCE-UnB apóia a luta dos estudantes da UNIFESP.


O Diretório Central dos Estudantes da UnB-Gestão Nada Será Como Antes- apóia a luta dos estudantes da UNIFESP, que com mobilização, conseguiram o afastamento do Reitor Ulysses Fagundes Neto envolvido em esquemas de corrupção, através do uso dos cartões corporativos.
Desde a crise da UnB muitos esquemas estão sendo descobertos nas universidades, seja através da utilização dos cartões corporativos, seja através das fundações de apoio de direito privado. Esses fatos revelaram que as universidades, também no caso de corrupção, são uma ante-sala do governo Lula.
É muito importante cercar esse processo de solidariedade para que a pauta estudantil e a paridade sejam conquistadas e que de forma democrática a comunidade universitária eleja uma nova gestão para a Universidade Federal de São Paulo.

Eleições Paritárias Já!
Pelo cumprimento da pauta estudantil!

Brasília, 26 de agosto de 2008


Todo apoio a luta dos estudantes da UNIFESP


O coletivo Vamos à luta vem solidarizar-se com a luta dos estudantes da UNIFESP que fruto de sua mobilização conseguiram o afastamento do Reitor Ulysses Fagundes Neto.
Mais uma vez assistimos a queda de um reitor por desvio de verba pública e utilização privilegiada dos cartões corporativos.O Reitor teria utilizado o cartão para pagar despesas pessoais e bancar hospedagens em hotéis de luxo na Europa, sendo que segundo o TCU os gastos ilegais chegam a quase R$ 230 mil.

Falta de transparência, privilégios e privatização.

Esses casos tem se repetido nas universidades também por outra porta:fundações de apoio de direito privado. A UnB foi um dos exemplos simbólicos das conseqüências dessa parceria público privada dentro das universidades. Muitas são as denuncias envolvendo as Fundações do norte ao sul do país. Esses entes privados se utilizam do espaço público e da relação de privilégios com as reitorias para desviar verba pública e privatizar as universidades.É por isso que existe uma campanha nacional pelo descredenciamento desses entes privados junto as universidades, pois essas entidades simbolizam a corrupção, falta de transparência e privatização.
Infelizmente governo Lula, após a crise da UnB, baixou uma portaria interministerial MEC/MCT que regulamenta as fundações de apoio dentro das IFE'S com isso contrariando a proposta dos movimentos que atuam no âmbito da educação.

Apoiar a luta dos estudantes da UNIFESP
Democracia e eleições paritárias já !!


Com a renuncia do Reitor abre-se a necessidade de chamar novas eleições.Toda vez que ocorre eleição para Reitor nas IFE'S o debate do formato das eleições volta à tona, isso ocorre porque a lei de FHC, que fere a autonomia das Universidades e mantém na “legalidade” esse modelo antidemocrático, ainda não foi revogada pelo governo lula.Isso demonstra a sua complacência com esse modelo.A necessidade de eleições democráticas é muito importante para iniciarmos uma mudança de fato nessa estrutura corrupta e autoritária.Hoje 24 universidades já adotam a paridade e os estudantes de MS estão em mobilização para conquistar essa bandeira.
Na UnB os estudantes tiveram que fazer muita mobilização para conquistar a paridade, apesar de não ter sido a paridade ideal,essa conquista significou um avanço na luta contra os setores mais conservadores da universidade.
Devemos organizar novamente uma luta nacional por gestão democrática, nas públicas e nas pagas. Por eleições e gestões no mínimo paritárias, bandeira defendida pela ANDES, combativo sindicato dos professores das universidades.Combinando com isso a luta contra os aumentos das mensalidades e taxas nas pagas e as reivindicações dos DCE's de públicas que assinaram carta em 21 de junho em Brasília: contra o Decreto do REUNI e dos IFET's, por autonomia nas universidades e expansão com qualidade; Pelo fim das fundações privadas e contra a regulamentação das atuais fundações; combater as Fundações Estatais de Direito Privado, em defesa dos HU's e contra a Repressão.

Só com mobilização poderemos alcançar vitórias

A mobilização dos estudantes da UnB demonstrou que só com muita mobilização podemos alcançar nossas pautas,mas nessa luta não podemos contar com todo o movimento estudantil, pois a UNE ,em especial sua direção majoritária, não tem sido uma aliada nas lutas dos estudantes. Hoje essa entidade está totalmente atrelada ao Governo Lula recebendo pomposas doações para ficar quieta e não fazer nada que atinja o governo.As últimas lutas do ME tem mostrado que essa direção vem atuando na contramão desses processos.
As vitórias alcançadas pela UnB e agora UNIFESP demonstram que as mobilizações, independente de governos e reitorias é o caminho a ser seguido, não só pelos estudantes,mas por toda sociedade.
Esses exemplos mostraram que a mobilização é o único método que possibilita derrotar os corruptos e corruptores e colocar na ordem do dia as pautas dos movimentos.É urgente ampliarmos essas lutas para também colocar na cadeias Dantas e Cia e seus tentáculos no governo lula.
Por isso desde já esse coletivo defende a luta dos estudantes da UNIFESP e reivindica o atendimento imediato da pauta estudantil.

Vamos à luta